Como todos os estilos que vem e passam num piscar de olhos, a moda hip hop também é cíclica, não se faz uma exceção. Quando esta surgiu era liderada pelos DJs e eram muitas as pessoas, os jovens principalmente, que buscavam inspiração para a sua maneira de vestir e se portar nas discotecas, enquanto que outros mais ousados procuravam criar estilos próprios dentro do hip hop, mas que os diferenciasse de alguma maneira dos demais. Passado esse primeiro momento de inspiração os dançarinos de break começaram a chamar a atenção. Com Roupas Práticas e Confortáveis começaram a ser o alvo principal dos olhares.
Como se vestir
Usando a moda calças largas que algumas vezes eram presas por suspensórios, tênis bastante confortáveis e com cadarço solto, camisetas coloridas e que combinavam com o resto da equipe de dança foram rapidamente se tornando um padrão nos Estados Unidos, mais especificamente na costa leste enquanto na costa oeste usavam roupas inspiradas no estilo militar e com as conhecidas botas de amarrar usadas pelos dançarinos.
Novo look
Com o Run DMC veio um novo look que por muitos anos seria imitado e era composto por: jaquetas e calças em couro preto, chapéus Kangol ou então fedora pretos, tênis Adidas que era o show da época e complementando tudo isso as grandes e pesadas correntes. Os conceitos que temos hoje sobre Moda e Natureza nada tinham a ver com os jovens daquela época. Passado o tempo esse tipo de vestimenta acabou sendo trocada por peças mais esportivas, de algodão ou nylon embora a Moda e Acessórios como brincos de prata continuassem interligadas, pois as jóias e bijuterias pesadas continuaram a fazer parte do visual que muitas vezes era complementado por um boné em vez do chapéu. Os tênis de marca continuaram a fazer parte da Moda hip hop, mesmo que a marca Adidas tenha perdido terreno para outras, hoje também famosas.
Tendências
Os bonés e outras peças como a moda blusa passaram a serem usados virados ao contrário e as peças de roupas foram aumentando de tamanho, sobrando no corpo, enquanto as calças de cintura baixa deixavam a roupa de baixo à mostra ao estilo chamado de gangsta, costume este tirado das prisões onde o cinto não é permitido por questões de segurança. Os lenços usados na cabeça também tiveram a mesma origem e assim as tendências iniciais da moda hip hop foi sendo alterada. No atual contexto Moda e Poder definiriam muito bem o estilo hip hop, pois são exatamente assim, poderosos que eles se sentem quando se vestem de acordo com a moda. Além da roupa outro item fortemente associado ao hip hop são as jóias que podem se distribuir por quase todo o corpo. Anéis em todos os dedos podem ser usados como armas numa briga. Correntes para barriga, presas em anéis de umbigo e na boca os adereços vão do simples dente de ouro as grades feitas em metal cintilante.